LOGO

Aqui você encontra tudo que precisa para sua confecção

Categoria:

Qual a diferença entre poliamida e poliéster? Entenda aqui!

 

Poliamida e poliéster são dois tecidos fabricados a partir de fibras sintéticas e que também são muito conhecidos no mundo da moda. A criação de ambos aconteceu na metade do século passado e foi responsável por promover uma verdadeira revolução na fabricação de roupas.

moda fitness, por exemplo, foi a mais privilegiada, principalmente porque a fabricação de leggins, tops, camisetas e shorts ficaram mais ajustáveis ao corpo e altamente flexíveis.

Porém, muitas pessoas não sabem exatamente a diferença entre poliamida e poliéster e ficam na dúvida de qual escolher. Existem tipos de peças que um tecido é mais indicado (e apropriado) do que o outro.

Para te ajudar a entender o que é poliamida e poliéster e suas diferenças, nós preparamos este conteúdo para explicar com o máximo de detalhes. Quer descobrir tudo? Confira abaixo!

O que é poliamida?

A poliamida foi criada por volta da década de 1930 e é a pioneira dos tecidos sintéticos. Ela tem um toque macio e sedoso. Além disso, conta com uma sensação “geladinha”, proporcionando um frescor agradável durante o uso.

Embora seja uma fibra sintética, a poliamida lembra muito bem as fibras naturais (semelhante ao algodão), principalmente por proporcionar um ótimo conforto a quem veste.

Vantagens da poliamida

Além das características que comentamos anteriormente, a poliamida apresenta diversas vantagens, sendo que as principais são:

  • É leve e conta com secagem rápida;
  • Alta resistência e durabilidade;
  • Apresenta baixa absorção de umidade;
  • Ótima elasticidade e maleável ao corpo.

Por conta dessas características, a poliamida é amplamente utilizada na moda fitness, moda praia e moda íntima, principalmente porque as peças exigem tecidos leves, além da poliamida ser perfeita para o verão.

poliamida e poliéster

Já em artigos esportivos, essa fibra é utilizada para a confecção de equipamentos como patins, barracas de acampamentos, roupas especiais para diversas práticas esportivas, entre muitos outros produtos.

Outra utilização notável da poliamida acontece no mercado automotivo. Você sabia que 10% dos tecidos dos veículos são feitos neste material?

Isso se deve, em grande parte, à leveza da poliamida, que além de ser de fácil secagem, também contribui para um peso final do carro.

O que é poliéster?

O poliéster foi desenvolvido em 1940, alguns anos depois da poliamida, e também conquistou seu espaço na indústria têxtil. A criação proporcionou a produção de peças mais leves, resistentes, com cores vibrantes e mais baratas.

Uma das principais características é que o tecido poliéster é grosso e mais resistente.

Vantagens do poliéster

O poliéster também conta com diversas vantagens e benefícios, veja só:

  • Secagem rápida;
  • Não amassa com facilidade;
  • Alta durabilidade;
  • Boa retenção de cores;
  • Baixo custo de produção.

Com o passar dos anos, tivemos uma evolução notável deste material. As microfibras, por exemplo, passaram a apresentar um toque mais leve e uma maleabilidade ainda maior.

Tal evolução permitiu que o poliéster tivesse uma aplicação ainda mais ampla na confecção de roupas e tecidos de diversos gêneros.

 

poliamida e poliéster

 

Qual a diferença entre poliamida e poliéster?

A principal diferença é que a poliamida é mais macia, elástica e sedosa. Já o poliéster é mais resistente, grosso e apresenta um custo baixo. Porém, ambos os tecidos sintéticos são recomendados para a produção de diversos tipos de roupas.

Poliamida ou poliéster: qual devo escolher?

Agora que você já sabe tudo sobre poliamida e poliéster resta a pergunta: qual a melhor escolha entre essas opções?

Aqui não temos uma resposta definitiva para essa pergunta, pois depende exclusivamente do seu objetivo e necessidade de confecção, tendo em vista os resultados esperados para a coleção a ser produzida.

Uma dica é verificar novamente as vantagens de cada uma e avaliar qual faz sentido investir no atual momento.

Tanto a poliamida quanto o poliéster tem suas vantagens e diferenciais. Como comentamos, a escolha entre um tecido ou outro dependerá da sua coleção e confecção.

 

Fonte: https://www.manatex.com.br/qual-a-diferenca-entre-poliamida-e-poliester/

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

A Evelin Tecidos e aviamento é uma loja que está situada na cidade de Juruaia, Minas Gerais, a capital da lingerie. Foi fundada em 1999 com o objetivo de Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Evelin Helena Melo Dias 

Promoções

Desconto de 5% a vista em toda loja

Compre em até 12 X no Cartão de Crédito

Tecidos com preços super especiais