LOGO

Aqui você encontra tudo que precisa para sua confecção

Categoria:

3 Dicas para não errar ao iniciar uma confecção de lingerie

A confecção da lingerie e a aceitação do produto pelo público envolvem algumas decisões importantes como  modelagem, conforto e tecido. Com as escolhas certas, esses aspectos trabalham a favor da produção para gerar roupas íntimas de qualidade alinhadas às expectativas dos consumidores.

Na prática, a fabricação de peças íntimas tem regras a serem seguidas, que, quando cumpridas, otimizam a produção, reduzem devoluções e aumentam a satisfação dos clientes.

De forma geral, as confecções devem buscar a modelagem ideal, costuras confortáveis, aviamentos harmônicos e tecidos de qualidade.

Seguem abaixo algumas regras básicas para uma confecção de lingerie:

                                                                                                                              

1- A importância da etiqueta

Uma etiqueta bem elaborada e informativa é fundamental para que o consumidor avalie se o produto se encaixa nas suas necessidades, saiba se os métodos de conservação, lavagem e secagem podem ser aplicados na sua a rotina e receba orientações para que a peça dure mais.

São seis itens obrigatórios nas etiquetas, segundo a portaria do Inmetro, 296/19:

  • Razão social ou marca do fabricante ou importador
  • CNPJ do fabricante ou importador
  • Composição das fibras
  • Cuidados de conservação em símbolos e/ou textos
  • País de origem, com a expressão “Feito no(a)”, “Fabricado no(a)” ou “Indústria”
  • Tamanho da peça

Segundo as novas regras do INMETRO, o meio como as fábricas comunicam as informações é o menos importante. Elas podem aparecer tanto como etiqueta estampada, bordada, jacquard, silkada na peça ou aplicada diretamente no tecido.

Pelo número do CNPJ e razão social, o consumidor sabe quem produziu ou importou a peça. Já a composição do tecido serve para que o cliente se oriente sobre a fibra (tecido) utilizada para fabricação.

Não se esqueça de observar se tanto a calcinha quanto o sutiã são fabricados com os mesmos tecidos e componentes. Por exemplo, um sutiã de bojo deve conter as informações do mesmo, e a calcinha com forro de algodão deve ser citado na composição.

O tamanho guia o cliente para uma melhor compra, e os cuidados de conservação permitem que a limpeza da peça não afete suas características iniciais, aumentando a durabilidade e a satisfação do cliente com a marca.

De acordo com a última portaria do INMETRO de Março de 2021, consta que “demais entes da cadeia produtiva e de fornecimento produtos têxteis, incluindo o comércio em estabelecimentos físicos ou virtuais, devem manter a integridade do produto, das suas informações obrigatórias, preservando o atendimento aos requisitos deste Regulamento.” Essa portaria cita que todas as regras que se aplicam aos produtos físicos devem também valer para os produtos das vendas virtuais, isto é, em seu site de vendas online, deve constar todas as informações necessárias e exigidas, para que o consumidor possa consulta-las durante sua compra.

Logo, todos os produtos que se enquadrem como produtos têxteis de procedência nacional ou estrangeira destinados à comercialização física ou online, devem apresentar as 6 informações obrigatórias tanto na etiqueta do produto que o consumidor irá receber em casa, como no meio online em que o produto está sendo exposto.

Dica extra: É muito comum o consumidor cortar a etiqueta interna da peça ao usa-la, e para que sua marca não fique “esquecida” você pode acrescentar etiquetas bordadas externas ou plaquinhas, além de valorizar sua marca e a peça, ela sempre será lembrada.

2- Descanso e estocagem dos tecidos

A estocagem de tecidos  feita de forma errada é capaz de criar rugas permanentes, quando empilhados para ocupar pouco espaço, e alterar cores, se expostos ao excesso de luz.

Sebrae e ABNT recomendam que os rolos de tecidos fiquem sobre pallets ou prateleiras todos em uma 

única direção, longe da sujeira e da umidade do chão. Nunca devem ser estocados em pé, para evitar marcas eternas. Empilhar como uma fogueira (alternando a direção do rolo) reduz a qualidade do tecido. Também é fundamental mantê-los protegidos da luz do sol ou artificial para que a cor não seja afetada, assim como longe de garagens e de janelas que recebam poluição.

 

Um tecido íntegro e de qualidade é o ponto de partida para aplicar as tendências e as preferências do público-alvo nas peças.

Para que a peça tenha o padrão correto de tamanho, o ideal é deixar o tecido descansar por pelo menos 24 horas antes de ser cortado. Como a maioria vem em rolos e possuem elastano, ocorre uma elasticidade natural ao ser embalado pelo fabricante. Com o descanso o tecido volta ao estado normal antes de ser cortado e fabricado.

 

3- Tecidos ideais para lingerie

A espessura do tecido influencia no caimento e na qualidade da peça. Em panos muito finos, é possível fazer margens de costura menores e, portanto, mais confortáveis para quem usa. Já em tecidos mais grossos, a margem de costura precisa ser maior para evitar o esgarçamento.

Tecidos com alta respirabilidade são os mais recomendados para a confecção de moda íntima. A tecnologia é aliada nessa hora, com opções de tratamento antibacteriano, que inibem a proliferação de fungos e bactérias que causam manchas, para, assim, manter a peça sempre como nova.

Outra característica é a elasticidade do tecido, pois quanto mais a peça se moldar ao corpo, mais confortável ela será, sem incomodar ou marcar sob as roupas.

Aqui indicamos o uso das microfibras e rendas de poliamida em sua composição, pois tem toque mais suave e macio.

A microfibra é a melhor escolha para as lingeries em geral, pois tem secagem rápida, toque macio, é confortável, tem bom caimento e ótima elasticidade.

Os aviamentos também têm papel muito importante na estética e conforto das peças e devem estar em sintonia com os cuidados demandados pelo tecido.

A Evelin Tecidos é uma empresa atacadista, onde você encontra tecidos, rendas e aviamentos ideais para moda íntima, praia e fitness, além de acessórios e detalhes diferenciados para suas peças!

Nossa equipe é treinada para lhe indicar os melhores tecidos e aviamentos de acordo com sua necessidade.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

A Evelin Tecidos e aviamento é uma loja que está situada na cidade de Juruaia, Minas Gerais, a capital da lingerie. Foi fundada em 1999 com o objetivo de Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Evelin Helena Melo Dias 

Promoções

Desconto de 5% a vista em toda loja

Compre em até 12 X no Cartão de Crédito

Tecidos com preços super especiais